Comissão Pró-Índio de São Paulo

Comissão Pró-Índio de São Paulo foi fundada em 1978. Atua junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos. A CPI-SP promove capacitações e produz material didático; assessora organizações dos grupos beneficiários; desenvolve pesquisas; divulga informações sobre e para os beneficiários; e monitora as ações do Poder Público.

Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

É um organismo relacionado aos Bispos Católicos do Brasil, que desde 1972 favorece a articulação entre as aldeias e povos indígenas em prol de garantir seus direitos, fortalecendo seus processos de autonomia e a construção de projetos alternativos pluriétnicos, populares e democráticos.

Fundação Nacional do Índio – FUNAI

Órgão federal responsável pela política Indigenista Brasileira desde 1976. Sua missão é coordenar o processo de implementação de políticas de desenvolvimento sustentável dos Povos Indígenas, instituindo mecanismos de controle social e participação, visando à proteção e promoção dos direitos dos Povos Indígenas.

Web: http://www.funai.gov.br/
Blog da FUNAI: http://blogdafunai.blogspot.com.ar/Aquí.

Instituto Socioambiental – ISA

O Instituto sociambiental (ISA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 1994 que tem a missão de propor soluções integrais a questões sociais e ambientais, e defender os direitos coletivos dos povos indígenas relativos ao meio ambiente e ao patrimônio cultural.

Comissão Pro-Indio do Acre

A Comissão trabalha com 8 povos em 17 terras indígenas da família lingüísticalinguística Pano. Sua missão é apoiar os Povos Indígenas do Acre na conquista de seus direitos coletivos, especialmente ao território, através de ações que articulam gestão territorial e ambiental das terras indígenas, a educação intercultural e as políticas públicas.

Comissão Pro-Yanomami, CCPY

Comissão não governamental fundada em 1978 dedicada a defesa dos direitos territoriais, culturais e os direitos civis dos Yanomami. Em 1992 conseguiu a demarcação das terras indígenas no estado de Roraima e Amazonas. Atualmente se dedica a projetos de gestão de recursos naturais, implementando sistemas agroflorestais, o reflorestamento e a apicultura.

Centro de Trabalho Indigenista

ONG fundada em 1979 por antropólogos e profissionais que trabalham em Terras Indígenas no Brasil para contribuir para que os Povos Indígenas tenham o controle efetivo de seus territórios.

Conselho Indigena de Roraima – CIR

Organização que representa as comunidades de 32 territórios indígenas, dedicada a demarcação e homologação das terras indígenas de Roraima, e fiscaliza as áreas de educação, saúde e autossustentabilidade.

Rede Povos da Floresta

Movimento social que reúne comunidades tradicionais e indígenas para a preservação do ambiente, das culturas tradicionais e dos territórios indígenas. Foi criado no ano de 2003 e desenvolve também atividades de georreferenciamento, radiofonia e acesso a Internet.

Operação Amazônia Nativa (OPAN)

Instituição dedicada ao trabalho em comunidades indígenas, respondendo a suas demandas de trabalho em temas relacionados a questões de terra, saúde, economia, cultura e meio ambiente.